top of page

FATOR "R"

O que é, como calcular e quais atividades se enquadram .



O regime tributário do Simples Nacional tem suas particularidades e uma delas é o Fator R, cálculo para definir a qual anexo cada empresa pertence. O resultado desse cálculo vai determinar se a empresa vai pagar mais ou menos tributos.


Muitos empreendedores do Simples Nacional não sabem o que é o Fator R e como ele pode ajudar na redução de tributação dos negócios.


Dependendo do resultado, a empresa pode se enquadrar nas alíquotas do Anexo III ou do Anexo V do Simples, onde se encaixam as empresas prestadoras de serviços.


O cálculo serve para entender a porcentagem do faturamento empresarial destinada para pagar as pessoas que atuam no negócio. Com base nisso, a Receita Federal determina a faixa tributária mais adequada.

No ANEXO III a alíquota inicial é de 6% e no ANEXO V já se inicia em uma alíquota de 15,5%

Em ambos os casos, a forma mais correta de saber em qual anexo entrar, é consultando um contador de sua confiança para auxiliar na interpretação do seu negócio e da lei.


O FATOR R é calculado pela seguinte fórmula: FR = TOTAL MASSA SALARIAL ÷ RECEITA BRUTA, onde a massa salarial corresponde a folha de pagamento (encargos, salários, pró-labore) e a receita bruta todo o dinheiro arrecadado na prestação dos serviços.


As atividades sujeitas ao Fator R poderão ser consultadas direto pelo sítio da Receita Federal.


Em resumo, o Fator R é um benefício das empresas enquadradas no Regime Tributário do Simples Nacional, que proporciona uma redução da carga tributária do contribuinte, como uma forma de incentivar os empresários a continuarem no empreendedorismo, e também de motivar aqueles que ainda não ingressaram nesse mercado, mas possuem muita vontade.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page